Escolas

Sítio Pedagógico

Um dia de passeio com os alunos no Sítio São Luiz, além de ser prazeroso em suas atividades de lazer, também pode ser muito produtivo como complemento das atividades curriculares. É uma oportunidade de ter aula sobre Educação Ambiental em meio à Mata Atlântica, com uma gama de recursos pedagógicos para professores e as mais variadas atividades escolares para as crianças.

Por ser um sítio pedagógico, todas as visitas são orientadas por monitores aptos a contribuírem com uma infinidade de informações. Independente da idade do visitante, o Sítio São Luiz oferece atividades direcionadas para o aprendizado prático relacionado com as matérias que foram trabalhadas em sala de aula. Os alunos têm mais facilidade de guardar em suas memórias tudo aquilo que conseguem ver e tocar. Ao conhecerem a natureza de perto, tendem a apreciá-la e protegê-la com mais afinco.

Temas de Estudo

Todas as atividades realizadas no Sítio São Luiz são adequadas a estudantes de todas as séries. As informações são compartilhadas pela equipe conforme as necessidades do professor, que poderá solicitar com antecedência o roteiro pedagógico para até mesmo adaptá-lo para que seus alunos vivenciem na prática o conteúdo ministrado em sala de aula.

Atividades sugeridas por série

Pré e primeira série

1) Reconhecimento geográfico da região:

  • Localização (no Estado);
  • Observação dos vegetais e animais do Sítio São Luiz e a importância deles para o meio ambiente.

2) Ecossistema:

  • Observar os animais predominantes na região e sua alimentação;
  • A importância das diferentes formas de vida para a sobrevivência do homem;
  • Identificação dos animais que vivem dentro da terra (minhoca, pequenos insetos e larvas);
  • Identificação de uma Araucária e a importância dela para o meio ambiente.

3) Observar:

  • A pinha, as sementes e as folhas dos pinheiros;
  • As diferentes flores e folhas dos vegetais locais;
  • Liquens e musgos.

4) Explicar por que o homem precisa preservar a natureza.

5) Mostrar a importância do Sol para os vegetais a partir da posição dos mesmos em relação a ele.

2ª série

1) Reconhecimento geográfico da região:

  • Localização (no Estado);
  • Observação dos animais do Sítio São Luiz e a importância deles para o meio ambiente;
  • Observação dos tipos de vegetais.

2) Ecossistema

  • As consequências da interferência do homem para as espécies nativas;
  • Observar os animais predominantes na região;
  • Identificar e valorizar a importância dos seres vivos para a cadeia alimentar;
  • Reconhecer a importância das diferentes formas de vida para a sobrevivência do homem.

3) Observar e identificar:

  • Diferentes vegetais presentes no Sítio São Luiz;
  • Diferenças entre vegetais: com flor, sem flor; com fruto, sem fruto; com sementes; sem sementes;
  • Mostrar as partes dos vegetais;
  • Alguns animais presentes no Sítio São Luiz, registrando e classificando-os.

3ª série

1) Reconhecimento geográfico da região:

  • Localização (no Estado);
  • Vegetação e clima predominante na região;
  • Animais que vivem na região – relação entre animais e vegetais;

2) Ecossistema:

  • Repercussões da interferência do homem sobre as espécies nativas;
  • Observar os animais predominantes da região;
  • Identificar e valorizar a importância dos seres vivos para a cadeia alimentar;
  • A importância das diferentes formas de vida para a sobrevivência do homem;
  • Conhecer a importância da araucária para a manutenção da vida na região;
  • Estudo da água – Fonte de água do Sítio São Luiz, localização da fonte;
  • Comparar com a água da sua cidade.

3) Observar:

  • Diferentes vegetais presentes no Sítio São Luiz e identificá-los;
  • Identificar liquens e registrar onde estão localizados, assim como sua importância.

4ª série

1) Reconhecimento geográfico da região:

  • Localização (no Estado) e altitude;
  • Vegetação e clima predominante da região.

2) Atividades na trilha:

  • Medir os batimentos cardíacos, no início, no meio e fim da trilha;
  • Observar qual parte do corpo que foi mais exigida durante a trilha e registrar;
  • Observar e registrar os principais sintomas do esforço físico: suor, respiração, cansaço físico;
  • Conhecer a relação entre a respiração e a pressão atmosférica.

3) Ecossistema:

  • Conseqüências da interferência do homem sobre as espécies nativas;
  • Observar os animais predominantes da região;
  • Identificar e valorizar a importância dos seres vivos para a cadeia alimentar;
  • Reconhecer a importância das diferentes formas de vida para a sobrevivência do homem;
  • Aprender sobre plantas epífitas e sua importância.

5ª série

1) Reconhecimento geográfico da região:

  • Localização (no Estado);
  • Vegetação e clima predominante da região;
  • Solo e rochas que ocorrem na região (tipo predominante).

2) Diferenciar: mata nativa e mata secundária e sua importância.

3) O que são líquens? Qual a importância deles para o meio ambiente?
Em que locais predominam as briófitas? Exemplos.

4) O que são plantas epífitas? Qual a importância delas para a cadeia alimentar?

5) Caracterização de alguns biomas da região. Ecossistemas. Visualização de ecótonos.

6) Que gimnospermas predominam na região?

7) Qual a importância econômica das gimnospermas e sua influência no ciclo de vida no meio ambiente?

8) Diferenciar: gimnospermas e angiospermas. Citar exemplos.

9) Qual a relação “clima x meio” para o desenvolvimento das espécies?

10) Quais as conseqüências da interferência do homem sobre as espécies nativas?

11) Identificação:

  • Briófitas: musgos e hepáticas
  • Pteridófitas: samambaias
  • Gimnnospermas: sementes, estróbilos, folhas, conhecendo diferentes espécies.
  • Angiospermas: plantas predominantes na região, identificando suas estruturas, como: Folhas, flores , frutos e sementes.

6ª, 7ª e 8ª séries

1) Reconhecimento geográfico da região:

  • Localização (no Estado);
  • Vegetação e clima predominante na região.

2) Atividades na trilha:

  • O que são líquens? Qual a importância deles para o meio ambiente?
  • O que são plantas epífitas? Qual a importância delas para a cadeia alimentar?
  • Caracterização de alguns biomas da região. Ecossistemas. Visualização de ecótonos.
  • O que é mata ciliar? Qual a importância dela?

3) Atividades de campo:

  • Conhecer as áreas onde podem ser encontrados representantes do filo artrópode?
  • Qual a relação “clima x meio”, para o desenvolvimento das espécies?
  • Observar e identificar representantes do reino animal, classificando-os.
  • Quais os animais predominantes no Sítio São Luiz?
  • Quais as conseqüências da interferência do homem sobre as espécies nativas?